quinta-feira, 28 de março de 2013

QUARTA FEIRA DE CINZAS\SABADO DE ALELUIA DENTRO DO TAMBOR DE MINA

QUARTA FEIRA DE CINZAS\SABADO DE ALELUIA DENTRO DO TAMBOR DE MINA
POR: MARCIO ARTHur

OS CULTOS AFROS TEM MUITAS LIGAÇÕES COM A RELIGIÃO CATÓLICA, DEVIDO AO SINCRETISMO, QUE SURGIU JUNTO COM OS PADRES JESUÍTAS NO TEMPO DA ESCRAVIDÃO.
CONTUDO, QUERO EXPLICAR O SEGUINTE:
A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DOS TERREIROS DE MINA ACONTECE SEGUNDO O QUE APRENDI COM MEU SAUDOSO ZELADOR DE SANTO (PAI JORGE KADANMANJÁ) E O QUE OUVIR DE ANTIGOS PAIS E MÃES DE SANTO ANTIGOS, COMO PAI EUCLIDES TALABYAN,MÃE ELZITA, ETC.....
QUE DURANTE A QUARESMA OS ORISHÁS E VODUNS VOLTAM A ÁFRICA, APARTIR DO DIA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS, E QUE NESSE DIA ACONTECE NAS CASAS TRADICIONAIS DE TAMBOR DE MINA O RITUAL DE ARRAMBAM , BANCADA DAS TOBOSSIS (JEJE) E DAS PRINCESAS (NAGÔ).
DURANTE O RITUAL É SERVIDO MUITAS IGUARIAS DO TAMBOR DE MINA COMO:DOCES,
FRUTAS, PIPOCAS, BEBIDAS FERMENTADAS (NÃO ALCOÓLICAS), PAÇOCAS, MILHO, FEIJÃO E AMENDOIM TORRADOS , ETC.
ANTES DO RITUAL ACONTECE A "TORRAÇÃO", DEPOIS OS ALIMENTOS PASSAM ALGUMAS HORAS NO QUARTO DE SANTO (PEJI ) PARA DEPOIS SEREM DESTRIBUINDOS PELAS ENTIDADES PARA TODOS QUE ESTIVEREM NO TERREIRO
SÃO DESTRIBUINDOS MUITAS IGUARIAS , O QUE SIGNIFICARIA UMA FORMA DE ARMAZENAR ALIMENTO PARA QUEM VAI FAZER UMA GRANDE "VIAGEM".
A QUARESMA ANTECEDE A SEMANA SANTA DOS CATÓLICOS, SIMBOLIZANDO O "EXÕDO" (LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL DO EGITO E A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO) E TAMBÉM OS 40 DIAS QUE JESUS CRISTO PASSOU NO DESERTO APÓS SER BATIZADO POR JOÃO BATISTA.
DURANTE ESSE PERÍODO AS CASA DE CULTO (PRINCIPALMENTE AS MAIS TRADICIONAIS) NÃO REALIZAM SEUS RITUAIS PÚBLICOS , COMO O TOQUE DO TAMBOR DE MINA, OS ORISAS E VODUNS FAZEM ESSA 'VIAGEM" DE VOLTA A SEU CONTINENTE DE ORIGEM E DURANTE ESSE PERÍODO FICA APENAS UM 'ENCANTADO" (MUITAS DAS VEZES O FARRISTA) TOMANDO CONTA DE SEU FILHO (APARELHO).
SENDO QUE DURANTE ESSE PERÍODO ACONTECE ALGUNS RITOS AFROS(OBRIGAÇÃO DA CANA-VERDE, PLANTAÇÃO, MESA DE OSHALÁ) E ALGUNS DE ORIGEM CATÓLICA (SANTA CEIA, LAVA-PÉS,NOVENAS, VIA-SACRA)
AS CASAS DE MINA SÓ VOLTAM AS RUFAR SEUS TAMBORES AOS VODUNS E ORISAS A PARTIR DO MEIO -DIA DE SÁBADO DE ALÉLUIA .

AS TOBOSSIS

AS TOBOSSIS SÃO ENTIDADES AFRICANAS FEMININAS INFANTIS (TIDAS COMO ENTIDADES PURAS) AS VEZES SÃO COMPARADAS OU ASSIMILADAS COM OS ERÊS DO CANDOMBLÉ (NA MINHA OPINIÃO , EU DISCORDO).
SÃO FESTEJADAS NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS ( E NO DIA DE SÃO JOÃO NA CASA DAS MINAS JEJE)
SÃO DE ORIGEM PURAMENTE JEJE FON.
QUANDO A VODUNSI PASSA PELO ULTIMA OBRIGAÇÃO DO TAMBOR DE MINA, ELA PASSA DO GRAU DE VODUNSI-HE PARA VODUNSI HUNJAÍ ( OU AGONJAÍ), SERIA O EQUIVALENTE A OBRIGAÇÃO DE EBÃME QUE O YAÕ PASSA NO CANDOMBLÉ.
TALVEZ POR ISSO MUITOS ASSEMELHAM A OBRIGAÇÃO DO CANDOMBLÉ , "QUITANDA DE YAÕ" COM A "BANCADA DE TOBOSSIS", DEVIDO A DISTRIBUIÇÃO DE DOCES , FRUTAS E OUTRAS IGUARIAS QUE EXITE EM AMBAS.
DEVIDO A CULTURA JEJE TER "ACHATADO " A CULTURA NAGÔ, ALGUNS RITUAIS DO POVO JEJE FOI ADAPTADO AO CULTO NAGÕ COM ALGUMAS DERIVAÇÕES
AS VESTIMENTAS SÃO PRATICAMENTE PARECIDAS COM POUCAS MUDANÇAS , VARIANDO DE UMA CASA PARA OUTRA, SENDO O MAIOR SIMBOLO DAS TOBOSSIS E PRINCESAS SUA MANTA DE MISSANGAS MULTI-COLORIDAS.
O QUE SIMBOLIZA O GRAU MÁXIMO DO TAMBOR DE MINA.
AS TOBOSSIS SÃO PURAMENTE AFRICANAS (JEJE), POR ISSO COMUNICAM-SE ENTRE SI O SEU PRÓPRIO DIALETO, E FALANDO COM AS OUTRAS PESSOAS SOMENTE ATRAVÉS DE GESTOS ( SALVO O PAI E A MÃE DE SANTO DA VODUNSI)
A BANCADA DE QUARTA -FEIRA DE CINZAS (ARRAMBAM) ACONTECE NO CULTO NAGÕ COM A PARTICIPAÇÃO DE ENCANTADAS PRINCESAS E RAINHAS, CHAMADAS NO TAMBOR DE MINA DO MARANHÃO DE MOÇAS E SENHORAS ( PRINCESA FLORA, RAINHA ROSA, PRINCESA LUZIA , RAINHA MADALENA , PRINCESA INA,MENINA DO MARACUJÁ, ETC,)
E SEGUNDO A SAUDOSA MÃE DUDU ( DA CASA DE NAGÕ) FAZIAM PARTE DO CONVENTO (ENCANTARIA) DE YEMANJÁ , SENDO CONFIRMADO PELO TBM SAUDOSO PAI JORGE QUE TBM INCORPORAVA YEMANJÁ E REALIZAVA ESSE RITUAL NA SUA CASA , DENOMINADO DE "BANCADA DE PRINCESAS " E "TAMBOR DE MOÇAS".
ESSE RITUAL ERA COMANDADO POR YEMANJÁ NO RITO NAGÔ
E NO RITO JEJE ERA COMANDADO NA CASA DAS MINAS (OU FEITO EM SUA HOMENAGEM) POR NOCHÊ NAÉ OU NOCHÊ SEPAZIM.

OBS: Sobre a plantação de cana: que em nossa casa é feita 15 dias antes da sexta feira-santa com o recolhimento de nossos rosários onde se cobre todo de branco, todo o sagrado do terreiro e assim se cumpri esse período de resguardo, vamos por assim disser. Na sexta-feira-santa, para quem pode, que vá dormir na boca do tambor para que aguardem a chegado dos seus voduns e orixás. E logo antes do sol nascer; façam-se os rituais de lavagem dos rosários e troca das águas dos potes e quartinha sagradas, tudo no silencio em respeito a Oxalá, onde mais tarde ao cair da noite se faça o romper de aleluia. Nós em nossa casa ainda mantemos essas tradições.

Um comentário:

  1. A foto que ilustra, é de uma exposição feita na Casa de minha Nochê Emília, são peças de uso pessoal dentro do tambor de Mina no Amazonas. Gratidão

    ResponderExcluir