sábado, 22 de setembro de 2012

AS ETNIAS DOS POVOS DA AFRICA


AS ETNIAS DOS POVOS DA AFRICA


POVO HIMBA - O POVO DAS MULHERES DE VERMELHO

Os Himba são um povo semi-nômade que originam-se da Namíbia, dedicam-se a criação de rebanhos bovinos e caprinos, os Himba têm como habito não tomar banho, as mulheres hidratam a pele com a mistura da gordura de boi com um pó vermelho extraído de uma pedra da região em que habitam, essa manteiga é passada inclusive no cabelo. Embora as mulheres não tom
em banho, elas dedicam horas do dia a sua beleza, e acreditem, elas não têm cheiro desagradável, essa manteiga também ajuda a manter o corpo protegido do sol e do vento, o que faz com que o corpo não exale odor algum, a cor da manteiga na pele das mulheres, também simboliza fertilidade, o sangue, simboliza vida, daí vem a expressão MULHERES DE VERMELHO... As mulheres cuidam do rebanho, das crianças, constroem, lidam com o campo, vão em busca de água... Os homens apenas lidam com questões políticas e legais civis.
Os meninos têm a cabeça raspada e são circuncidado bem cedo para ficarem aptos para o casamento, as meninas usam colares de madeira indicando pureza. Eles usam pouca roupa que são feitas de couro curtido artesanalmente por eles mesmo, e roupas modernas quando entram nas aldeias são somente para os homens, as mulheres estão sempre com os seios de fora e sempre muito bem apresentáveis, as imagem não deixam mentir o quanto essas mulheres são incrivelmente lindas, usam tornozeleiras de contas para protegerem-se de picadas de animais peçonhentos.

No que se refere a relações conjugais, os Himba adotam um regime poligâmico, onde o harem é regido pela quantidade de cabeças de gado o homem possui, ou seja, quanto mais gado, mais mulheres, fala-se também que as mulheres podem manter relações com mais de um homem sem nenhum problema. Na década de 80 a falta de fertilidade do solo e a seca os obrigou a migrar para a Angola, país vizinho, hoje essa tribo circula entre os 2 países - Angola e Namíbia.

Este povo passou por um período muito doloroso, com o advento da seca, foram perdidas 90% das cabeças de gado, consequentemente o efeito colateral foi fatal, sem ter do que viver, homens do povo Himba passaram a juntaram-se ao exército da África do Sul, famílias passaram a viver em cidade criando favelas, vivendo abaixo da linha da pobreza, o governo passou a proibi-los de entrar nas cidades e os limitou completamente...mas esse povo é resiste ao tempo e as injustiças aos quais foram submetidos, hoje eles ainda são entre 20.000 a 50.000 mil vivendo entre Angola e Namíbia. A chuva voltou e a terra voltou a ficar fértil, os Himba não perderam tempo e voltaram criar gado e manter suas vidas completamente independente da vida do homem "civilizado".

Na luta contra a construção de uma hidroelétrica e barragens no rio Kunene, os Himba juntaram-se a ativistas e conseguiram ganhar essa luta pela manutenção das terras que lhes era de direito.

Com a independência da Namíbia, o governo passou a cuidar mais desse povo incrível e investiu em educação especialmente para eles, escolas onde as crianças poderiam aprender inglês e unidades de conservação para que os Himba mantivessem o controle da fauna e do turismo em suas terras.

Só mata-se o gado em caso de cerimônias de casamento ou em caso de morte, onde a cabeça do gado é colocada ao redor da sepultura com o intuito de proteger o espírito da pessoa sepultada.
As aldeias são chamadas de HERDADE que é protegida por um fogo considerado sagrado chamado OKURUWO, fodo este que feiticeiros usam para comunica-se com seus ancestrais.

 

 



O POVO MURSI


Não desmerecendo os demais povos africanos, mas o POVO MURSI é um dos mais incríveis povos no que se refere a costumes, cultura, no que se refere a manter sua essência primária até hoje.
O POVO MURSI também chamado de MURZU, vive ao Sul da Etiópia, fronteira com Sudão no Vale do Rio Omo. Embora o governo Etíope defina o coletivo das diversas tribos da região como SURMA, os MURSI n
ão aceitam essa nomenclatura, não aceitam essa mistura, acreditam que cada tribo tem seus hábitos, costumes, ritos...Portanto, não há essa unificação imposta pelo governo.
Diz-se que os MURSIS são um dos povos mais agressivos existentes, os homens estão sempre armados com armas de fogo ou mesmo cacetetes para mostrarem que estão sempre apostos e disponíveis a lutar, o combate entre os guerreiros MURSI é chamado de "Donga", e o guerreiro vencedor pode escolher a mulher que desejar para manter relações intimas com ele, seja a mulher solteira ou não.
Lamentavelmente o belo povo MURSI parece estar com seus dias contados, o governo etíope ordenou a retirada deste povo do Parque Nacional do Omo sem nenhum tipo de compensação para a construção de uma hidroelétrica, infelizmente os MURZUS tiveram suas casas incendiadas, suas vidas completamente violada por leis sem nenhum tipo de critério humano.

Um dos hábitos alimentícios dos MURSI, é a ingestão de sangue bovino misturado ao leite.
Assim como a tribo amazônica dos Suya que vive as margens do Rio Xingu, os MURSI usam como adorno círculos moldados em argila no lábio inferior, a diferença existente entre a tribo africana e a brasileira é que no Brasil, somente os homens usam o círculo, e entre os MURSI, somente as mulheres fazem uso do mesmo, algumas optam por usar círculos na orelha ou mesmo em ambos os lugares, assim sendo, orelha e boca, conta-se que essa prática foi implantada neste povo com o intuito de tentar diminuir a captura das mulheres MURSI durante a invasão dos europeus em busca de negros para escravizar, as mulheres MURSI eram as preferidas pelos sequestradores, sendo assim, os homens da tribo tiveram a idéia de furar o lábio inferior das mulheres e aplicar-lhes os círculos intuindo que assim elas teriam menos valor aos contrabandistas, furava-se o lábio e inseria-se um pequeno círculo de madeira, com o passar dos anos o círculo aumentava de tamanho, aumentado o tamanho, os dois dentes mais próximos ao círculo eram extraídos para melhorar a estética e não machucar a gengiva das mulheres, as mulheres nunca tiram o círculo, com a exceção das mais velhas, até mesmo porque é considerado uma deselegância permanecer sem o adorno principalmente na presença de visitantes, a prática permaneceu, hoje esse tipo de mutação é tida como sinal de beleza, quanto maior for o circulo, maior é a beleza da mulher, há de se convir que essa prática causa alguns problemas de fala nas mulheres além de impedi-las de alimentarem-se ou mesmo beber água com facilidade.
É doloroso pensar que esse povo pode vir a ser instinto, talvez no futuro só tenhamos registros deste povo primitivo em fotos, um povo completamente integrado com a natureza, que respeita as leis naturais e é submetido as leis dos chamados homens civilizados.

ERRATA: A ÚLTIMA FOTO TRATA-SE DE CRIANÇAS DA TRIBO SURI E NÃO MURSI, OS INDIVÍDUOS DESSE POVO PINTAM SEUS CORPOS E ENFEITAM COM FOLHAS, FLORES, FRUTOS, CARAPAÇAS DE CARACÓIS...SÃO LINDOS, MAS ESSE É UM

assunto posterior.

 



MENINA FULANI, naturais da Etiópia, hoje localizam-se em Guiné-Conakry, Burkina Faso, Mali, na Nigéria, Níger, Camarões, Chade

 



RAPAZ DO POVO TUAREG vivem na Níger, Nigéria, Burkina Faso, Senegal e Mali



HOMEM DO POVO WODAABE Norte da Nigéria, sudoeste do Níger



CRIANÇAS ZULU da África do Sul



SENHORA DO POVO RENDILLE habitam o deserto Kaisut, que fica na parte nordeste do Quênia



HOMEM DO POVO BERBER do Marrocos



POVO AMHARA da Etiópia



HOMEM DO POVO HAUSA, Norte da Nigéria, no noroeste do Níger



CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO DE UM JOVEM DA TRIBO SURMA OU SURI DO SUL DO SUDÃO E SUDESTE DA ETIÓPIA.
O RAPAZ TEM O CORPO TODO EMPLASTADO POR ARGILA QUE DEPOIS RECEBE DESENHOS, QUANTO MAIS COMPLEXOS MAIS CHAMA ATENÇÃO DAS MOÇAS QUE O OBSERVAM...OS RAPAZAS EM VOLTAM TAMBÉM SÃO ALVO DA ESCOLHA FEMININA.



MENINAS DA TRIBO MURSI OU MURZU DE DEBUB, SUL DA ETIÓPIA, FRONTEIRA COM O SUDÃO.




MÃE DA TRIBO HAMAR OU HAMER DO VALE DO RIO OMO NA ETIÓPIA.

GUERREIROS DO POVO ZULU DA AFRICA DO SUL, ERAM TIDOS COMO OS COMBATENTES MAIS TEMIDOS DAS TRIBOS AFRICANAS, HOJE É CLARO MUITA COISA MUDOU, MAS SABEMOS QUE QUEM FOI REI NUNCA PERDE SUA MAJESTADE



POVO DINKA DO SUDÃO - ESSA TRIBO É TIDA COMO O POVO MAIS ALTO DO MUNDO, TEMOS ALGUNS EXEMPLARES CONHECIDOS COMO O EX- JOGADOR DA NBA "MAMUTE" QUE MEDIA 2,31 DE ALTURA, E A TOP MODEL "ALEK WEK", PRA NÃO DEIXAR DUVIDAS SOBRE O POSTO QUE SEU POVO CARREGA!
HOMEM SE PREPARANDO PARA A CERIMÔNIA DE CASAMENTO.



MOÇA DO POVO POKOT DO QUÊNIA




NOIVA DA TRIBO AFAR DA ETIÓPIA




RAPAZES DO POVO MASSAI, UM DOS POVOS MAIS LINDOS DA TERRA - QUÊNIA E NORTE DA TANZÂNIA.



MULHER DA TRIBO NDEBELE (LE-SE INDEBELE) DE LESIDI JOANESBURGO-ÁFRICA DO SUL.



MULHER DO POVO HIMBA, DE ANGOLA.



CRIANÇAS DO POVO HAMAR DA ETIÓPIA, VALE DE RIO OMO



Menina Suaíli


         Senhora Rendile


                Garota Pokot


                 Menina Turkana


   Mulher Kikuyu


               Noiva Samburu


                    Rapaz Kikuyu

 

 

Um comentário: