quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Iroko salva Orunlá de Iku

Iku vivia perseguindo Orunmila,que na beira do rio igbojare, cansado encostou-se numa grande árvore e fez um pedido a Oloodumare. Quando Iku estava perto de alcançá-lo,no céu apareceu um arco-iris,e na cor branca do arco-íris,surgiu Iyewa.

O espirito da árvore disse à Iyewa, que fosse para beira do rio e fingisse estar lavando roupas,que por ali passaria Iku. O espírito daquela árvore disse também à Orunmila,que era Iroko Naigela,arriando todos os galhos da árvore sobre Orunmila.

Quando Iku chegou ao rio ,encontrou Iyewa,que refletiu sobre ele a cor branca de Oxalá.Iku ficou momentaneamente aturdido,caminhando na direção de Iroko,parou perguntando à Iyewa,se tinha visto alguém passar por ali.Iyewa lhe disse sabe quem sou eu?Ele disse ,sei tu é Iyewa,esposa de Oxumare.

Iyewa respondeu que viu sim,e que tinha ido por ali,indicando o caminho errado a Iku.Quando Iku deu um passo para traz,Iroko rolou sua grossa raiz e derrubou Iku no chão. Neste momento Orunmila trocou de esconderijo,passando para baixo das saias de Iyewa.

Iku pensou que tinha tropeçado.Iroko o levantou,então Iku lhe disse: Iroko, pelo seu ato de levantar-me, atenderei um pedido seu. Iroko falou à Iku,que baixo dos seus galhos havia um encantamento que não deveria ser tocado por ele, nem por ninguém.

Iroko disse que Iku deveria deitar-se no chão,para não esquecer o prometido,e assim Iku fez.Este era o momento esperado por Iroko,que o prendeu em suas ossas raízes.

Orunmila saiu do seu esconderijo e Iku tentou agarrá-lo,mas não consegui,pois estava bem preso nas raízes de Iroko.Orunmila,agradeceu à Iyewa,que neste momentocria em pensamento um pedido,um grande desejo.

Orunmila lhe diz :Iyewa tu serás mãe. E isto era justamente o que ela pensava e desejava.

Iroko disse à Iku,que tentava furioso se libertar:só te levanto do chão,se retirar este “ijuju” que tens em seu pescoço e amarre no meu tronco.

Para se libertar,Iku atendeu ao pedido de Iroko,as raízes se abriram e Iroko levantou a morte do chão. Iroko amarrou o “ijuju” de Iku no pescoço de Orunmila, para lhe servir de proteção contra o próprio Iku.

Iku se afasta do rio. Orunmila e Iyewa encontram Obaluaiye, e seguem caminhando. Com este poderoso feitiço pendurado em seu pescoço,Orunmila estava livre das persseguições de Iku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário